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MARKETING DIGITAL - O Facebook mudou! E agora?

O Facebook mudou! E agora?

As 5 principais novidades da família Facebook para vender mais em 2019!


Em 2004, quando o Facebook foi lançado, possivelmente Mark Zuckerberg não esperava que após alguns anos ela se tornaria a rede social mais popular do planeta, com mais de 2,2 bilhões de usuários ao redor do mundo.
Na lista dos países que mais utilizam a rede social, estamos atrás apenas da Índia e Estados Unidos e, hoje, já são mais de 129 milhões de brasileiros conectados.
Por concentrar diversas funcionalidades, que vão desde manter contato com amigos, informar-se sobre eventos e notícias, o Facebook ainda é uma das principais redes sociais com foco em negócios, principalmente para empresas e pessoas que trabalham com Marketing Digital.
Mas assim como o digital, precisamos aceitar de uma vez por todas que por mais que dominamos a regra do jogo – ou achamos que dominamos – todas as redes sociais da companhia irão se reinventar a cada dia, seja com novas ferramentas, alterações nos algoritmos e até mesmo privacidade e segurança.
Mas quer uma notícia boa?
No F8, conferência anual realizada na Califórnia e voltada a empreendedores e desenvolvedores, Zuck anunciou diversas novidades nas ferramentas das redes sociais Facebook, Messenger, Instagram e Whatsapp.
O keynote do evento? Bom, em apenas 1 hora, as palavras “privado” e “privacidade” foram ditas 95 vezes. Isso deixa claro que o momento agora é “The future is Private”!

Novidades do Facebook- The future is private
Além da privacidade nas interações, algumas mudanças serão benéficas principalmente para os(as) criadores(as) de conteúdo e influenciadores(as) no geral, sem falar das comunidades, que agora ganharam mais força e relevância.
Coisa boa, não é mesmo? Segundo Mark Zuckerberg:
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De longe, as 3 áreas da comunicação online que mais crescem são mensagem privada, grupos e stories.
"
Com tantas coisas novas vindo por aí, reunimos neste post as CINCO principais mudanças da “família Facebook” que podem ajudar e muito o seu negócio digital.

1. O feed não será mais o mesmo

Não é de hoje que o Facebook vem anunciando e testando novos formatos para o feed de notícias, mas, durante o F8, tudo ficou mais claro.
A atualização, chamada de “FB5”, tem como proposta um feed mais personalizado, destacando principalmente os assuntos que você escolheu acompanhar, dos grupos que participa e eventos do seu interesse.
Isso nada mais é que fortalecer ainda mais as comunidades e a interação entre elas.
Com este novo formato, as conexões com novas pessoas vão acontecer com o recurso Meet New Friends, uma forma mais inteligente de expandir os círculos sociais com usuários que possuem algo em comum com você.
A ferramenta também funcionará para eventos que acontecerão próximos da sua localização. Inteligência de dados usados ao nosso favor! ;)
Novidades do Facebook - Feed

2. Messenger, a estrela da vez

Além da privacidade, o messenger ganhou muito destaque durante a conferência do F8, e o mais interessante: com foco em pequenas empresas.
Se, para muitos, o uso de bots para respostas automáticas era um universo inexplorado, agora com uma API do bot de inteligência artificial Wit.Ai, será mamão com açúcar utilizar a tecnologia de respostas automáticas para perguntas frequentes, como “Qual o valor do curso?”, “Quando será o evento?”.
Agora não tem desculpas para desconsiderar os bots nos chats da sua empresa!
Quer saber mais sobre esta tecnologia? Entenda mais sobre os chatbots!

3. WhatsApp mais forte do que nunca

O querido e famoso “zapzap” não serve apenas para compartilhar correntes e participar de grupos pessoais, hoje o canal está presente nas estratégias de venda e comunicação de muitas empresas e empreendedores.
Já em testes com usuários na Índia, muito em breve teremos a opção de transferência e envio de dinheiro através do WhatsApp Payments.
Com essa funcionalidade, será possível negociar a venda de um produto e receber através do próprio app.
Zuckerberg afirmou que até o fim de 2019 outros países também terão o Payments disponível.
E para por aí? NÃO! Outra novidade será o envio de catálogos de produtos para clientes por meio do WhatsApp Business. Uma estratégia que pode beneficiar pequenas empresas e negócios.
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Em um ano, milhões de pequenos negócios usam o WhatsApp Business para se comunicar com os seus clientes. Agora, estamos lançando uma nova ferramenta, Catálogo de Produtos. Você conseguirá ver facilmente o que está disponível de cada empresa. Isso será especialmente importante para todos os negócios que não têm presença na internet [site próprio, por exemplo] e que estão aumentando o uso de plataformas de uso privado para interagir com seus clientes”, destacou o fundador do Facebook.
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Novidades do Facebook - Whatsapp

4. Compartilhamento de conteúdo além dos likes

Certamente você já ouviu sobre a retirada dos likes em publicações do Instagram, certo? Deixando de lado todas as especulações e burburinhos, saiba de fato como essa estratégia irá funcionar e qual será o impacto da mudança para quem trabalha com redes sociais.
Se pararmos para pensar, o Instagram foi criado para compartilharmos fotos instantâneas, sem a necessidade de um conteúdo por trás, como se fosse um álbum de fotos da sua vida.
Mas de lá pra cá, muuuuitas coisas mudaram e infelizmente o Instagram se tornou uma fonte de angústia e ansiedade para muitos jovens.
Com este cenário crescente, a justificativa oficial do Facebook para a mudança é diminuir a pressão e competição por likes que muitos usuários passam.
Para creators e influenciadores digitais que dependem do engajamento nas publicações para comprovar o resultado de campanhas com marcas, o momento agora é ir além dos likes, criar conteúdos mais valiosos, autênticos e que gerem identificação das pessoas que te seguem.
Em relação ao algoritmo, aparentemente ele irá se manter o mesmo (baseado em likes, engajamento, visitas à página do perfil, inbox e interações), e as ações de dar likes vão continuar rolando, mas eles não serão visíveis.
Novidades do Facebook - Likes
A ocultação dos likes, assim como das outras ferramentas, ainda estão em fase de testes, e é possível que a pessoa escolha se deseja ocultar ou não as curtidas no processo de publicação.
Além de tentar tornar o app menos tóxico, o chefe do aplicativo, Adam Mosseri, destacou que outras ações serão desenvolvidas para tornar a rede social mais agradável, confira:
Adam Mosseri, chefe do aplicativo, revelou que o Instagram pretende não só acabar com o bullying na rede social, como combater a prática. Para que isso seja feito, vários testes de novos recursos se iniciarão em breve com o objetivo de tornar o app menos tóxico, veja quais:
  • Funcionalidade “nudge” – avisa os usuários que estão prestes a fazer comentários ofensivos que não façam isso, prevenindo o bullying;
  • Modo ausente – incentiva os usuários a fazerem uma pausa no Instagram em momentos intensos da vida sem que seja preciso excluir a conta, apenas se afastar de notificações constantes e preocupações com a aparência;
  • Gerenciamento de interações – permite que usuários definam limites sobre como determinadas pessoas podem interagir com elas sem que sejam bloqueadas.

5 . Instagram como plataforma de vendas e doações

A notícia que agradou os creators e influencers foi a o recurso de marcar produtos de lojas parceiras nas publicações para que os usuários realizem a compra alí mesmo e em poucos cliques.
“Ué, mas isso já existe!”- talvez você tenha se perguntado isso, mas é que hoje somente marcas possuem esta funcionalidade. Em breve, perfis pessoais de grandes influenciadores também terão o recurso de marcação e compras disponível.
Novidades do Facebook - Plataforma de vendas
Já sobre as doações, desde fevereiro a plataforma vem realizand0 testes com usuários selecionados, de um adesivo (sticker) de doações nos Stories.
O adesivo permite que os usuários façam contribuições às organizações sem fins lucrativos através do sticker, facilitando e muito a arrecadação de verba para projetos e ações.

Novidades do Facebook - Doações

E mais, o Instagram garante que 100% dos incentivos recebidos são enviados diretamente às organizações – o que geralmente não acontece em plataformas de financiamento coletivo e doações.
Vale reforçar que esta funcionalidade também está em fase de testes, mas ficamos aqui na torcida para que o quanto antes outras organizações também possam utilizá-la. :)

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