Pular para o conteúdo principal

Atenção plena: aplique os benefícios do mindfulness na sua vida

Atenção plena: aplique os benefícios do mindfulness na sua vida


atenção plena
A rotina diária impõe um ritmo cada vez mais difícil de acompanhar. Quem precisa encarar, com frequência, a pressão de grandes responsabilidades, tarefas emocionalmente desgastantes e está sempre com a agenda lotada já deve ter esbarrado em situações de muita tensão. Nesses momentos, é importante estar consciente e manter a atenção plena no presente.
Em um mundo em que somos diariamente bombardeados por informações e estamos no limite de situações de estresse, é importante estarmos conectados com nossas emoções internas e perceber as reações do nosso corpo, para não entrar no modo “piloto automático”, em que reagimos sem pensar e não conseguimos manter o foco no agora.
Comumente, o excesso de atividades faz com que a nossa mente se distraia e voe para longe, nos aprisionando em pensamentos ligados a situações do passado ou antecipando o futuro.
É aí que entram os exercícios de mindfulness. De origem budista, a técnica milenar consiste em atividades de respiração e observação do próprio corpo que nos estimulam a nos concentrar para viver o “aqui e agora”. Confira!

Os benefícios da atenção plena

A prática do mindfulness já foi objeto de estudo de importantes universidades ao redor do mundo — entre elas, instituições americanas, britânicas e canadenses. Após observar os resultados práticos desse tipo de meditação, os pesquisadores concluíram que ela é capaz de trazer inúmeros benefícios para a nossa vida, que podem ter reflexos positivos na saúde física e mental.
Além disso, os exercícios também auxiliam no desenvolvimento da inteligência emocional, que pode ser aplicada em diferentes contextos, desde o ambiente de trabalho até os momentos de estudo e na nossa vida pessoal.
Não faltam bons motivos para incluir em sua rotina os exercícios de atenção plena que vão trazer você para o “momento presente” e transformar a maneira como você encara a vida!

Controle do estresse e ansiedade

Assim como as outras práticas de meditação e os exercícios da ioga, o treinamento de mindfulness ajuda a levar o praticante a um estado de tranquilidade, calma e serenidade. Esse estado interfere diretamente em nossa saúde emocional e provoca reações físicas positivas.
Um estudo desenvolvido por uma universidade californiana sugeriu que a técnica ajuda a combater doenças como a ansiedade, a depressão e a controlar o estresse.
Entre as explicações, está a redução nos níveis do cortisol. O hormônio, que é necessário para o organismo e é responsável por regular nossa energia em situações de muita tensão, está relacionado ao estresse emocional e físico.
Quando o cortisol está em excesso, ele produz efeitos colaterais, como as doenças citadas. A atividade de concentração no presente diminui os níveis do hormônio, reduzindo também a pressão arterial.

Diminuição da insônia

Um estudo apontou que os praticantes de mindfulness possuem um controle maior sobre o próprio comportamento e conseguem gerenciar suas emoções, de forma geral, no período do dia. Como consequência, as pessoas analisadas que aderiram ao treinamento também apresentaram uma redução na ativação cortical cerebral, no período noturno.
Segundo os pesquisadores, essa atividade reduzida contribui de modo eficaz com a qualidade do sono e ajuda os praticantes a dormirem melhor e a adormecerem mais rápido, diminuindo a incidência de insônia.

Proteção do cérebro

A atividade de atenção plena pode ajudar a melhorar as funções cognitivas, a reforçar a memória e a promover mudanças estruturais e funcionais do cérebro. Foi o que concluíram os estudos realizados por neurocientistas, que observaram mudanças, após a prática de mindfulness, na área da amígdala — ligada à ativação de circuitos da sensação de ansiedade e do medo.
Os pesquisadores observaram reações também nas regiões do córtex pré-frontal, que é responsável pelo processamento de informações, pela regulação da nossa atenção e por funções de execução de tarefas. Outro observado efeito foi o aumento na mielina, o tecido de proteção localizado ao redor dos axônios, que se concentram na região anterior ao cérebro.
O treinamento também seria capaz de aumentar o tamanho dos chamados telômeros. Segundo os estudiosos, essas estruturas ligadas ao DNA estão diretamente relacionadas ao processo natural de envelhecimento e ao desenvolvimento de determinadas doenças que atingem o cérebro e estão associadas à velhice.

Aumento da capacidade de concentração

Além de diminuir a ansiedade e o estresse, que atrapalham a concentração, a técnica de mindfulness ajuda a melhorar o autocontrole e aumenta a produtividade.
Por meio do exercício de “estar presente aqui e agora”, os praticantes trabalham a concentração e o foco nas tarefas, evitando a dispersão. A prática atua nos processos de tomada e formação da consciência e da atenção.
Isso equivale dizer que o praticante é treinado a dirigir voluntariamente os seus processos de pensamento. Assim, no instante em que a mente estiver prestes a “escapar” para um pensamento que esteja fora do momento atual vivido, seja ele no passado ou no futuro, o praticante tem o domínio de fazer com que ela “retorne” ao foco inicial.

Desenvolvimento da inteligência emocional

Os benefícios também se estendem às relações pessoais e à forma como lidamos com o outro, bem como a imagem que temos de nós mesmos. Isso porque os exercícios ajudam a melhorar o autoconhecimento e a autoconsciência, levando os praticantes a uma evolução interna.
As pessoas que incluem a técnica budista em sua rotina demonstram maior controle das suas emoções do que aquelas que não a praticam. Isto é, à medida que desenvolvemos mais a nossa inteligência emocional, a tendência é de passarmos a evitar situações conflituosas, já que conhecemos melhor as nossas próprias emoções e também as dos outros.
E graças ao sentimento de autocompaixão, é possível que determinadas situações não venham a nos afetar com tanta força.
Neste texto explicamos como o mindfulness pode mudar a sua vida, influenciando sua saúde, bem-estar e desempenho. Se você acredita que algum desses benefícios pode fazer a diferença na sua vida, seja pessoal ou profissional, comece a praticar agora mesmo! Inscreva-se gratuitamente para uma semana de aulas sobre foco e produtividade, duas habilidades essenciais para conquistar a atenção plena.

Publicado originalmente em: https://wendellcarvalho.com.br/atencao-plena/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GLOSSÁRIO - O que é Programa de Afiliados e como funciona?

  GLOSSÁRIO O que é Programa de Afiliados e como funciona? 2 agosto, 2021 Conteúdo por: HostGator Compartilhe: Saiba o que é o Programa de Afiliados, como ele vem crescendo no Brasil e como as empresas vêm aderindo a essa estratégia de marketing digital. Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo! A busca por uma renda extra ou mesmo ganhar dinheiro com a internet tem aumentado muito nos últimos anos. E uma das formas mais conhecidas de conseguir aquela grana a mais no fim do mês é por meio do  Programa de Afiliados .  Por mais que a estratégia tenha ficado famosa recentemente, este tipo de programa está no mercado desde a década de 1990 e tem ganhado muito adeptos. Diversas empresas viram o enorme potencial que podem alcançar ao  fechar parcerias com afiliados.   Esse modelo de negócio também tem outra vantagem: possui baixo custo de investimento inicial, o que motiva ainda mais os produtores de conteúdo a indicar os produtos ou infoprodutos de uma empresa.  Para te ajudar a

DE ESTAGIÁRIA A PRESIDENTE ... Como Juliana Azevedo chegou ao cargo máximo da P&G Brasil

Créditos UOL DE ESTAGIÁRIA A PRESIDENTE ... Como Juliana Azevedo chegou ao cargo máximo da P&G Brasil acreditando desde sempre que estaria no topo. Leia matéria do UOL - https://www.uol.com.br/universa/reportagens-especiais/a-poderosa-juliana-azevedo-pg/index.htm#cover

Lista Forbes 2023: conheça os novos bilionários brasileiros

 Créditos Forbes Lista Forbes 2023: conheça os novos bilionários brasileiros Leia mais →