Pular para o conteúdo principal

Propaganda & Marketing - As estratégias do Itaú para se manter no topo

As estratégias do Itaú para se manter no topo


Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça: Renata Granchi - As estratégias do Itaú para se manter no topo0:00100%

Jornal do BrasilRENATA GRANCHI, colunadarenata@jb.com.br  
O banco Itáu além de ser o maior banco privado do Brasil é também, segundo a Interbrand, a marca mais valiosa do pais, avaliada em R$ 33,5 bilhões. Na direção do departamento de marketing está Eduardo Tracanella, que conversou comigo sobre as estratégias do banco, a concorrência de novos modelos de negócios, a participação no Rock in Rio, entre outros detalhes, como o tema da próxima campanha publicitária e os critérios adotados para patrocinar eventos: “Patrocinamos eventos e organizações que estão alinhados ao nosso propósito – estimular o poder de transformação das pessoas – e às nossas causas, que são Cultura, Educação, Esporte e Mobilidade.”
Macaque in the trees
Eduardo Tracanella, diretor do departamento de marketing do banco Itaú (Foto: Divulgação)
Todos os anos o copo do Itaú é um dos brindes mais desejados do Rock in Rio. Presente em todas as edições, esse mimo virou objeto de coleção de muita gente. Qual a importância dos brindes na estratégia de branding de vocês?
Mais do que ser um patrocinador, queremos assumir a postura de host dos frequentadores do Rock in Rio. Isso está presente nas nossas ativações ao redor da Cidade do Rock e também nos nossos brindes. Na última edição os copos fizeram muito sucesso, por serem bonitos, funcionais e uma lembrança útil que relembra os bons momentos que as pessoas passaram no festival. Com eles, conseguimos ter nossa marca e nosso conceito ainda mais presentes entre os frequentadores, e de uma maneira mais próxima e íntima. Este ano ampliamos isso ao fazer copos com ilustrações diferentes com as quais as pessoas podem interagir em fotos - materializando nosso posicionamento como uma marca que acredita em um mundo mais diverso, com respeito às diferenças.
Como vocês escolhem os eventos que vão patrocinar? O que mais pesa?
Patrocinamos eventos e organizações que estão alinhados ao nosso propósito – estimular o poder de transformação das pessoas – e às nossas causas, que são Cultura, Educação, Esporte e Mobilidade. Temos também como premissa estabelecer patrocínios que não sejam individuais ou restritos – mas que englobem e beneficiem várias pessoas. Apoiar o Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, está alinhado com nosso apoio à Cultura – vemos a música como uma importante ferramenta capaz de unir as pessoas, transformá-las e estimulá-las a encontrar proximidade no que elas têm de diferente, abraçando as diferenças de cada um. Promover um festival tão grandioso como este, que reúne pessoas dos mais diversos locais e traz atrações das mais diversas – entre grandes nomes da música e iniciantes – é algo que está muito alinhado à nossa visão de mundo.
A concorrência e novos modelos de negócio estão obrigando o Itaú a mudar sua comunicação? De que maneira pretendem se manter no topo?
Ser uma marca forte é um trabalho que requer muita dedicação. No caso do Itaú, é a consequência do trabalho de um time inteiro focado no cliente. Uma marca que entende que na era da experiência, a comparação entre marcas transcende o próprio segmento – sabemos que hoje somos comparados a marcas de outros setores, como Google, Apple e Netflix.
É por isso que buscamos constantemente manter o Itaú atual, mas sem perder as características que construímos nos nossos mais de 95 anos de história - como o pioneirismo, a ética e o compromisso com o desenvolvimento do país. Nosso foco no cliente nos guia por tudo isso, e desta forma, atendendo ao que as pessoas querem e se antecipando aos seus próximos anseios, buscamos continuar sendo sua escolha.
Foco no cliente sempre fez parte da nossa cultura, desde o início da nossa história, dos nossos valores. Afinal, só é bom para gente, se é bom para o cliente.
De uns anos para cá, uma série de canais no YouTube surgiu sobre dicas de investimento. Muitos deles vendem a ideia que aplicar dinheiro nos bancos tradicionais não vale a pena. Nesse contexto, qual plano de comunicação vocês praticam para evitar fuga de clientes e investimentos para outras instituições financeiras?
Temos o cliente no centro de nossa estratégia de comunicação, para todos os nossos produtos e serviços. No caso do tema “investimentos”, estamos produzindo conteúdos sobre os assuntos que os clientes estão buscando. Trouxemos os próprios especialistas do Itaú para responderem às dúvidas e buscas de nossos clientes. Ampliamos nossa esteira de produção nos conectando com outros parceiros como é o caso da GloboNews. Criamos o programa Personnalité 360, que apresenta análises sobre os fatos mais relevantes no mercado financeiro, quinzenalmente às terças-feiras, durante o intervalo do programa “Em Pauta”.
As redes sociais têm nos dado a possibilidade de ouvir o que os clientes estão buscando e podermos entregar a cada episódio assuntos relevantes para o investidor. Após a veiculação pela GloboNews, os executivos do Itaú continuam o bate-papo sobre investimentos ao vivo no Youtube do Itaú Personnalité.
Além disso, temos tido uma comunicação bem próxima e rápida com o cliente ao oferecer informações de mercado em tempo real em nossas redes sociais. Também evoluímos, reduzindo o valor inicial para investimentos em alguns produtos, bem como possibilidade de acesso a fundos de outras gestoras.
As bicicletas do Itaú se tornaram um case de ação de marketing sustentável. Vocês pretendem realizar outras ações na linha da sustentabilidade?
Mobilidade ativa e sustentabilidade são causas que andam juntas, já que as bicicletas permitem a redução nas emissões de poluentes. Temos diversas outras ações focadas em sustentabilidade, além do sistema de bikes compartilhadas. Especificamente dentro do tema meio ambiente, podemos destacar também o programa Ecomudança e o Compromisso com o Clima.
Ecomudança - Programa de fomento para projetos socioambientais realizado pelo Itaú Unibanco, em parceria com o Instituto Ekos Brasil, com objetivo de disponibilizar aos clientes do Itaú Unibanco investimentos que tenham benefícios para a sociedade e meio ambiente. O valor do apoio financeiro vem dos fundos de renda fixa Itaú Ecomudança, que destinam 30% das taxas de administração ao Programa Ecomudança. Desde que foi criado, em 2009, o programa já contribuiu para a redução de aproximadamente 34 mil t/CO2 de gases do efeito estufa na atmosfera, investiu mais de R$ 6 milhões em 63 projetos e uma organização em 21 estados brasileiros e no DF. Mais de 1.500 famílias já foram beneficiadas diretamente.
Compromisso com o Clima – Realizado em parceria com outras organizações, visa à compensação de créditos de carbono por meio do incentivo a projetos que atuam para a redução das emissões. Com apoio do Instituto Ekos Brasil, o programa une empresas que desejam apoiar projetos e juntas, compensar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O Itaú Unibanco uniu-se à iniciativa em 2017.
Você é o diretor de marketing da marca mais valiosa do Brasil. Esse status facilita ou dificulta?
Nossa missão é impactar de maneira positiva a sociedade - sempre alinhados ao nosso propósito, que é estimular o poder de transformação das pessoas. Fazemos isso de diversas maneiras, seja a partir de nossa atuação core, prestando serviços financeiros de qualidade e atendendo ao que nossos clientes estão buscando, seja a partir de iniciativas relacionadas às nossas causas, que têm como fundamento o impacto social positivo. A marca Itaú tem muita força, e estar em um cargo de diretor de marketing de uma empresa como esta é uma grande oportunidade de exercer um trabalho que de fato toque as pessoas e mude suas vidas de alguma forma.
Qual o tema da próxima campanha, pode adiantar?
Nossa próxima campanha que irá ao ar, como sempre ocorre anualmente no mês de outubro, é a que promove o programa Leia para uma Criança.
Podemos confirmar que o Itaú estará presente na próxima edição do RIR?
Nossa relação com o Rock in Rio é muito sólida, patrocinando o festival desde que ele voltou ao Brasil, em 2011. Temos ainda muito trabalho pela frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista Forbes 2023: conheça os novos bilionários brasileiros

 Créditos Forbes Lista Forbes 2023: conheça os novos bilionários brasileiros Leia mais →

GLOSSÁRIO - O que é Programa de Afiliados e como funciona?

  GLOSSÁRIO O que é Programa de Afiliados e como funciona? 2 agosto, 2021 Conteúdo por: HostGator Compartilhe: Saiba o que é o Programa de Afiliados, como ele vem crescendo no Brasil e como as empresas vêm aderindo a essa estratégia de marketing digital. Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo! A busca por uma renda extra ou mesmo ganhar dinheiro com a internet tem aumentado muito nos últimos anos. E uma das formas mais conhecidas de conseguir aquela grana a mais no fim do mês é por meio do  Programa de Afiliados .  Por mais que a estratégia tenha ficado famosa recentemente, este tipo de programa está no mercado desde a década de 1990 e tem ganhado muito adeptos. Diversas empresas viram o enorme potencial que podem alcançar ao  fechar parcerias com afiliados.   Esse modelo de negócio também tem outra vantagem: possui baixo custo de investimento inicial, o que motiva ainda mais os produtores de conteúdo a indicar os produtos ou infoprodutos de uma empresa.  Para te ajudar a

DE ESTAGIÁRIA A PRESIDENTE ... Como Juliana Azevedo chegou ao cargo máximo da P&G Brasil

Créditos UOL DE ESTAGIÁRIA A PRESIDENTE ... Como Juliana Azevedo chegou ao cargo máximo da P&G Brasil acreditando desde sempre que estaria no topo. Leia matéria do UOL - https://www.uol.com.br/universa/reportagens-especiais/a-poderosa-juliana-azevedo-pg/index.htm#cover