COMÉRCIO EXTERIOR - O PREÇO ALVO (TARGET PRICE) E SUA IMPORTÂNCIA
O Preço Alvo, ou utilizando a terminologia em inglês Target Price, é valor e/ou margem limite de preço do produto, definido pelo cliente para que a importação aconteça. O problema é que grande parte dos importadores ou iniciantes, não vêem relação entre este valor e a qualidade do produto/fornecedor. Acabam utilizando-o sem base, muitas vezes repassando o menor preço “possível” que vêm em suas mentes, acreditando estar fazendo uma jogada de mestre na negociação. Puro engano, não existe milagre. Dentro de uma margem, o preço de um produto tem relação quase que igualmente proporcional a sua qualidade (com alguma variação de acordo com o volume de compra).
Acontece que, mesmo um pedido com um volume gigante, e utilizando componentes de linha B ou C, ele terá um preço mínimo limite. Isto ocorre por conta de valores “tabelados” de matéria prima e outros custos fixos de produção, funcionamento da empresa, carga trabalhista, certificações, impostos/tributação e etc. A utilização de valores irreais, pode trazer sérias consequências para um projeto de importação, desde desinteresse de bons fornecedores, até casos de negociação e pagamentos para scams/empresas falsas.
Mas como distinguir um preço alvo real de outro fictício?
O primeiro passo é obter os preços, do seu produto, no mercado alvo de vendas. Por quanto o produto está sendo comercializado, qual os custos de produção (componentes/matéria prima) e qual seu valor de importação são alguns dos pontos a serem levantados. Caso não tenha o valor de importação, poderá realizar um cálculo inverso, deduzindo a carga tributaria específica e demais custos de importação (despachante, frete, licenças e etc…) do valor nacional. Com base nestas informações, e convertendo o valor para dólar, terá a base do seu Preço Alvo.
Após este processo, será hora de “testar” este valor em relação a sua quantidade estimada de compra, no mercado externo. Para isto, é necessário realizar uma pesquisa de fornecedores/produto (Procurement). Em um próximo texto, explicarei com mais detalhes a pesquisa de fornecedores, mas por hora é importante atentar-se à utilização de uma ÚNICA especificação para todos os fornecedores e certificar-se de que estes, são reais. Com várias cotações em mãos, deve traçar uma curvatura de preços, comparar os valores cotados com a base do seu preço alvo e definir um valor final para à negociação com o(s) fornecedor(es). Cotações muito acima da média ou que apresentem valores abaixo do custo de componentes ou matéria prima, deverão ser descartadas.
Por tanto, visando um procedimento seguro e de qualidade, a pessoa responsável pelo gerenciamento da importação, seja o(a) dono(a) da empresa, o departamento de importação/compras ou a consultoria terceirizada, deverá ter em mãos, um preço alvo real para utilizar nas negociações, bem como os detalhes de como este valor foi gerado. Assim, terá possibilidade de analisar as cotações de forma clara, questionar (com fundamento) os fornecedores quanto a descontos, desvios do preço alvo ou da média geral do mercado fornecedor, além de evitar de imediato, empresas falsas ou possíveis falcatruas.
Créditos: DochTrading, publicado originalmente em https://dochtrading.wordpress.com/2017/07/06/o-preco-alvo-e-sua-importancia-na-importacao/
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