Google Trends: o que é e como utilizar a ferramenta
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Você quer saber quais são os assuntos do momento? Quais são as palavras-chaves mais pesquisadas na internet e que podem ajudar a direcionar sua estratégia?
Então conheça o Google Trends e saiba como utilizar a ferramenta na prática!
Conteúdo
Como utilizar o Google Trends?
O Google Trends (tendências, em português) é uma ferramenta gratuita do Google para analisar o volume de buscas de termos chaves e o comportamento de usuários na internet. É um recurso muito valioso para quem trabalha com marketing digital.
Ao acessar o site você pode pesquisar pelo tema de interesse ou ainda navegar pelos resultados de buscas mais frequentes, encontradas na seção “pesquisas em alta”.
É possível ainda avaliar os principais temas pesquisados durante os anos anteriores, para obter insights.
Veja como é simples e fácil utilizar o Google Trends para uma consulta de interesse: digite o termo e dê “enter”. A pesquisa pode ser feita pelo computador ou celular, normalmente.
Você pode ainda pesquisar mais de um assunto e comparar as métricas.
O novo gráfico trará, portanto, a visão comparativa para os mesmos parâmetros de pesquisa.
Veja agora como a ferramenta de tendências mais conhecida funciona.
Como funciona o Google Trends?
Quando você busca por determinado termo ou palavra-chave, o resultado traz dados que indicam o volume de buscas (vertical) x tempo (horizontal).
As buscas no Google Trends podem se feitas por:
- tempo;
- localização; ou
- categoria.
Para apresentar a resposta, o Google também faz uma busca em seu diretório de armazenamento de dados, a partir da informação solicitada e remove os dados pessoais de usuários.
Você não saberá que a busca foi feita pelo João. Mas, em contrapartida, pode ser que o João faça parte do grupo de usuários que mais pesquisaram durante aquele período no estado de Minas Gerais. Ficou mais claro?
Vale lembrar que o Google é o maior buscador do mundo. Tanto é verdade que as pessoas recorrem a esse recurso com muita frequência.
Na dúvida? “Dá um Google”.
Quer fazer uma receita nova e confirmar os ingredientes? “Dá um Google”.
Quer saber qual é a palavra mais pesquisada no Google 2020? “Dá um Google”.
Depois da sua pesquisa no Trends, um relatório gráfico é gerado para que você possa analisar. A ideia é que os dados possam ser visualizados e entendidos de forma mais simples.
Por isso, a própria interface da ferramenta oferece uma experiência mais atraente e intuitiva.
Caso queira avaliar outras variáveis, é possível ainda conferir informações por sub-região e as pesquisas relacionadas.
Se você fizer uma busca no Google Trends Brasil terá resultados apenas daqui. No entanto, pode pesquisar por termos em outras línguas e por países.
Então, minimamente falando, você terá um conjunto de dados e de palavras de acordo com o que as pessoas mais pesquisam. Excelente, não é mesmo?
Principais funcionalidades
Dentre as principais funcionalidades que o Google Trends disponibiliza para o seu negócio, estão:
- Possibilidade de fazer o download dos dados;
- Possibilidade de incorporar o gráficos em uma página web ou html e/ou compartilhar via redes sociais;
- Uso de filtros adicionais para refinar as buscas;
- Pesquisa por períodos pré-definidos ou que pode ser especificado por você;
- Buscas por categorias;
- Pesquisa por tipo ou formato de resultado (como imagens ou vídeos, por exemplo);
- Compilado das pesquisas por ano.
Você também pode adicionar uma inscrição para receber o relatório dos termos de maior interesse por e-mail. Essa é uma forma de automatizar as pesquisas, sem que você tenha o trabalho de retornar sempre ao site.
Como analisar as informações do Google Trends?
Fiz uma pesquisa e agora?
Para interpretar as informações você não precisa ser nenhum especialista. Mais uma importante vantagem, afinal essa é uma habilidade muito desejada hoje em dia.
Note que o gráfico tem uma pontuação. A escala de 0 a 100 é uma referência e indica a popularidade para aquele termo, onde:
- Valor de 100: representa o pico de popularidade;
- Valor de 50: significa que o termo teve metade da popularidade;
- Valor 0: demonstra que não havia dados suficientes sobre o termo.
Assim, pode ocorrer, por exemplo, de um termo ter alta popularidade e outro informações insuficientes que pudessem ajudar a medir o interesse das pessoas.
Muitas vezes, um assunto pode virar “trends” repentinamente, mas não ter um tráfego contínuo. Por outro lado, um tema pode ter buscas recorrentes e menos atemporais.
Você pode notar isso facilmente pelas linhas dos gráficos e, quando houver, pelos picos de buscas (alta) e os chamados vales (quedas).
Com base na avaliação você pode tomar decisões mais rápidas e direcionadas. Pensando no marketing digital, isso pode significar ter novas estratégias para garantir mais tráfego.
O recorte geográfico também é outra análise muito interessante. Se você sabe que o tema é mais procurado em São Paulo, não deveria investir em campanhas no Rio de Janeiro.
Nem sempre existe uma correlação muito óbvia, mas você pode combinar fatores para definir suas campanhas. Outro benefício é criar testes, com base na segmentação.
Agora que você já entendeu o funcionamento do Google Trends, saiba porque você deve utilizá-lo.
Por que utilizar a ferramenta é bom para seu negócio online?
Quem trabalha na internet sabe que timing é tudo! Logo, estar atento às novidades e tendências do mercado pode ser uma vantagem estratégica para o seu negócio.
Confira os 5 principais motivos para usar o Google Trends:
- Para antecipar vendas: acompanhar tendências é uma boa oportunidade de antecipar vendas com base no interesse da sua audiência, por exemplo;
- Prever cenários: identificar padrões e comportamentos de buscas, também é um bom termômetro para prever cenários futuros. Em outras palavras, seu negócio pode se beneficiar de períodos que são sazonais e onde há buscas por determinado tipo de informação, produto ou serviço.
- Identificar sazonalidades: com base nos históricos também fica fácil prever e compreender quais são os períodos sazonais. Isso pode ajudar a estabelecer orçamentos de campanhas, rotinas de produção de conteúdo, dentre outros;
- Descobrir lacunas de conteúdos: se você quer posicionar seu site ou blog organicamente pode usar o Google Trends para descobrir novas ideias para pautas ou temas relevantes. Dica bônus: se você já utiliza estratégias de SEO, experimente ter o Google Trends como aliado.
- Por ser gratuito: diferente de outras ferramentas que costumam ser bem caras, essa é liberada para qualquer pessoa, sem custo algum.
Como você viu, o Google Trends possibilita uma visão além do seu negócio. Ao combinar estratégias de SEO e SEM (Search Engine Marketing) você pode ampliar seus resultados.
Quem atua diretamente com vendas ou projetos online precisa entender muito bem esses momentos e o que o seu público quer.
Não perca seu tempo investindo ou escrevendo artigos, headlines, landing pages e/ou e-mails sobre assuntos aleatórios.
Para chamar a atenção dos internautas ou consumidores, a regra básica é acompanhar o que está “mais quente”. Inclusive, isso pode mudar todo o seu approach ou proposta de vendas.
Mas aí você pode pensar: e se meus concorrentes agirem da mesma forma? Sem problemas. Pense em formas criativas para ganhar espaço na página de resultados e entre a preferência das pessoas.
Dentro do seu nicho de negócio procure buscar, pesquisar e planejar sempre. E para isso, conte também com o Trends. Obtenha melhores resultados, seja relevante e esteja sempre em sintonia com as tendências.
Acredite: muitas vezes você não precisa “reinventar a roda”. Basta fazer o básico, bem feito e entregar valor!
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