Comércio exterior da China registra expansão notável na última década, diz oficial
Foto aérea tirada em 6 de maio de 2022 mostra vista do Terminal de Contêineres Longtan do Porto de Nanjing em Nanjing, Província de Jiangsu. (Xinhua/Li Bo)
Beijing, 20 mai (Xinhua) -- A China registrou uma notável expansão no comércio exterior durante a última década em meio aos esforços do país para estabelecer uma economia aberta, disse Wang Lingjun, vice-chefe da Administração Geral das Alfândegas nesta sexta-feira.
As importações e exportações totais de bens subiram de 24,4 trilhões de yuans (US$ 3,6 trilhões) em 2012 para 39,1 trilhões de yuans em 2021, consolidando ainda mais o papel da China como o maior país comercial de mercadorias do mundo, Wang Lingjun em coletiva de imprensa.
A China permaneceu como o maior país comercial de bens do mundo por cinco anos consecutivos desde 2017, informou Wang.
Além do aumento contínuo do volume de comércio, o país também tem registrado melhorias na estrutura do comércio exterior, com novos motores surgindo sucessivamente, disse.
"O comércio exterior da China mostrou maior competitividade na competição internacional, desempenhou um papel mais atuante na condução do crescimento econômico e construiu uma base mais forte para um desenvolvimento sólido de longo prazo", pontuou Wang.
Na última década, esforços foram feitos para simplificar os procedimentos administrativos nos portos, apoiar a construção de plataformas de abertura e promover o desenvolvimento ordenado de novas formas de comércio exterior, observou.
Créditos Xinhua
Comentários
Postar um comentário