Pular para o conteúdo principal

Desafios Vividos em Reorganizar uma Empresa Familiar - por Wilma Gonçalves


Desafios Vividos em Reorganizar uma Empresa Familiar


Em 2011, fui contratada por uma empresa familiar que enfrentava problemas financeiros. Como o diretor/proprietário conhecia meu perfil que gostava de desafios e minha experiência da época que tinha empresa de Análises, Reorganização de processos e Implantação de Sistemas de Gerenciamento Administrativo, Comercial e Financeiro, julgou que poderia auxiliar a tornar a empresa mais profissional e fazer a recuperação financeira.
Ao conhecer o perfil da empresa com mais de 12 anos no mercado,  no ramo de circuitos eletrônicos, ficava difícil entender que com produto sem concorrência no mercado, marca reconhecida e qualidade comprovada, poderia estar nesta situação.
Ao conhecer a gestão e funcionamento de todos os setores, ficou muito claro entender os problemas que ocorreram. Vou citar o cenário que encontrei:
- a primeira coisa que vi foi o próprio diretor deixando delegado praticamente toda a gestão da empresa, não implantando métodos de produção e controles confiáveis, nem auditados,  por estar cercado de funcionários antigos e de sua inteira confiança. Acreditava que tenho o segredo do produto. "tipo o coração".  que dava vida ao funcionamento deste na suas mãos, seu futuro estava garantido. E isto o deixava tranquilo quanto todo o resto, pois havia uma aparente organização que já funcionava a anos;
- haviam controles de reclamações e devoluções de peças mas, os problemas não eram solucionados e a culpa disto era jogada em terceiros em seu entendimento, como instaladores, interferências externas e o próprio cliente. A negligência de ir além desta crença, culpando terceiros, satisfaziam. Estranhava que tinha algo errado entre os tantos defeitos que as peças apresentavam, mas não se aprofundava em resolver, pois tinha caixa e movimentação alta. Com isto, não se dava conta que a cada ano que passava, a margem de lucro ia se extinguindo, devidos aos custos, desperdícios gerados por tantas trocas, pois a produção continuava em alta;
- por excesso de confiança com todos que trabalhavam como uma grande familia, ficava difícil entender o problema. Mesmo quando entrei tendo afastado o funcionário suspeito, o problema continuava. Percebi que todos na área comercial eram coniventes com os desvios, fechavam os olhos ou levavam vantagens ou se sentiam inseguros para se posicionar, devido ao poder dos superiores com o diretor. Foi necessário afastar 3 funcionários e ficar a frente do atendimento do comercial para ouvir, entender o que ocorria e ter provas reais do que estava errado;
Após um estudo de todo processo, foi necessário implantar ERP, reorganizar procedimentos, demitir funcionários e padronizar atitudes junto a todos os funcionários. 
A resistência em organizar, como havia muito desvio, foi muito grande e sem o apoio do diretor, não teriam como ser implantados. Após reconhecimento real dos funcionários que vestiam a camisa da empresa, dando-lhes atenção e respeito, foi crucial para que as transformações fossem aceitas por todos que ficaram.
Foram reduzidos custos, negociados melhores condições e parceria com fornecedores. Focamos na redução de custos e taxas em bancos/instituições financeiros  e em dois anos conseguimos dar uma vida a empresa, fazendo com que ela se tornasse produtiva. Mas a marca já tinha sofrido cicatrizes muito profundas em sua confiabilidade, que seria necessária desenvolver uma nova marca de produto.
O diretor desgastado com toda história vivida, preferiu vender a empresa e assim, pois fim a uma empresa familiar, que teria tudo para estar no topo e ainda hoje, com seu produto no mercado.
Nisto fica claro a importância da profissionalização para a vida longa das empresas familiares. Ações como ter um conselheiro experiente para estar ao lado na gestão, controle severo em custos e vendas,  com atenção a qualidade dos produtos oferecidos e ao ouvir o cliente fazem com que o sucesso seja mantido. Mas é preciso auditar, acompanhar e delegar. Delegar sem se omitir, acompanhar com auditorias, manter o que esta dando certo e agir rápido, quando a mudança é necessária. Nada de se acomodar, porque esta dando certo, tudo pode mudar a qualquer momento para melhor ou pior!!! 


Créditos Wilma Gonçalves. Texto retirado de uma rede social, publicado originalmente em - https://www.linkedin.com/pulse/desafios-vividos-em-reorganizar-uma-empresa-familiar-wilma-gonçalves/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista Forbes 2023: conheça os novos bilionários brasileiros

 Créditos Forbes Lista Forbes 2023: conheça os novos bilionários brasileiros Leia mais →

GLOSSÁRIO - O que é Programa de Afiliados e como funciona?

  GLOSSÁRIO O que é Programa de Afiliados e como funciona? 2 agosto, 2021 Conteúdo por: HostGator Compartilhe: Saiba o que é o Programa de Afiliados, como ele vem crescendo no Brasil e como as empresas vêm aderindo a essa estratégia de marketing digital. Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo! A busca por uma renda extra ou mesmo ganhar dinheiro com a internet tem aumentado muito nos últimos anos. E uma das formas mais conhecidas de conseguir aquela grana a mais no fim do mês é por meio do  Programa de Afiliados .  Por mais que a estratégia tenha ficado famosa recentemente, este tipo de programa está no mercado desde a década de 1990 e tem ganhado muito adeptos. Diversas empresas viram o enorme potencial que podem alcançar ao  fechar parcerias com afiliados.   Esse modelo de negócio também tem outra vantagem: possui baixo custo de investimento inicial, o que motiva ainda mais os produtores de conteúdo a indicar os produtos ou infoprodutos de uma empresa.  Para te ajudar a

DE ESTAGIÁRIA A PRESIDENTE ... Como Juliana Azevedo chegou ao cargo máximo da P&G Brasil

Créditos UOL DE ESTAGIÁRIA A PRESIDENTE ... Como Juliana Azevedo chegou ao cargo máximo da P&G Brasil acreditando desde sempre que estaria no topo. Leia matéria do UOL - https://www.uol.com.br/universa/reportagens-especiais/a-poderosa-juliana-azevedo-pg/index.htm#cover